Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de junho de 2013

TV Cidade Verde (Cuiabá-MT)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A TV Cidade Verde, também conhecida como TV CV ou simplesmente CV, é uma emissora de televisão brasileira, afiliada à Rede Bandeirantes, com sede em Cuiabá, Capital do Mato Grosso.

É a emissora da Rede Cidade Verde com maior abrangência no estado e está presente em 80% do Estado, cobrindo os 101 municípios e os 5 distritos matogrossenses.

A emissora foi afiliada ao SBT durante 18 anos, de 1991 até dia 16 de maio de 2009, quando o dono da rede, Luiz Carlos Beccari, anunciou no dia 15 de maio, a afiliação com a Rede Bandeirantes.

História

A emissora foi inaugurada em 1991, retransmitindo a programação do SBT diretamente da cidade de São Paulo. Nos anos 1990, a emissora dividia a vice-liderança com a TV Rondon que retransmitia a Manchete, embora enfrentasse a concorrência com outras emissoras, consolidando a vice-liderança no final da década e metade da década de 2000.

Ao mesmo tempo, instala emissoras no interior do estado, passando cobrir 40% do estado na época. Porém, a emissora se afiliou-se de imediato ao SBT e não a Band, pois as 12 emissoras eram afiliadas ao SBT, nas mesmas localidades que estavam presentes a TV Cidade Verde.

A partir de 2004, a TV Cidade Verde tentou formar a Rede Cidade Verde] e ampliar a programação local, o que gerou problemas com Silvio Santos, proprietário do SBT.

Em 2006, a emissora faz cobertura sobre o Escândalo das Ambulâncias, que mais tarde passa ser conhecida como Escândalo dos Sanguessugas, gerando matérias diárias para os telejornais do SBT como o Jornal do SBT Manhã, SBT Brasil e o Jornal do SBT.

Rompimento com SBT

No dia 15 de maio de 2009, em entrevista exclusiva ao Romilson Dourado, Beccari anunciou o rompimento do contrato da afiliação de 18 anos com SBT, após a rede se recusar, durante cinco anos, a formar uma rede regional que transmitiria com exclusividade o sinal SBT no Mato Grosso.1 O empresário criticou o tratamento que o apresentador Silvio Santos proprietário do SBT dá as suas afiliadas, como também a programação ser instável e sujeitas a modificações constantes, ao contrário das outras redes:1

“No SBT fiquei cinco anos tentando construir uma rede e não consegui, porque não há uma política da empresa que priorize esse tipo de projeto. Nós temos nove emissoras no interior, e agora chegaremos com o novo canal as 101 cidades do Estado.”, explicou o empresário.

A última exibição das imagens do SBT em Cuiabá foi após o término da sessão de filme Tela de Sucessos, quando passa a ser exibido o Jornal da Noite, da, gravado pela emissora.2 Com a mudança de rede, a Cidade Verde de Cuiabá se alinhou com suas outras emissoras no interior do estado.1

Antes das mudanças de dois canais, uma semana antes, ocorreram essas especulações, incluindo a curiosa reforma repentina na fachada da emissora que aparecia o logo SBT que foi pintada de branco.1 3 Porém, o empresário optou por se manifestar apenas após a conclusão dos negócios,3 através ao RD News.1

Após três meses de negociações secretas lideradas pelo Beccari,1 o Canal 12 passou a exibir a programação da Band e o Canal 8, que retransmitia a Band, passa a gerar grade da Igreja Mundial do Poder de Deus.3 As mudanças nas transmissoras da Capital fazem parte de um projeto de Beccari de criar uma rede televisiva que chegue a todos os municípios de Mato Grosso, expansão hoje limitada pelo SBT.3

No dia 19 de maio, o SBT divulgou nota em que admite que a emissora deixou a rede: Comunicamos que a TV Cidade Verde de Cuiabá, estado Mato Grosso, deixou de integrar o SBT, desde último sábado 16/05/09. Nos próximos 60 dias nosso sinal será restabelecido nas localidades cobertas pela TV Cidade Verde, a qual tomou a decisão de se desligar da SBT, pois gostaria de ter exclusividade em toda cobertura do Mato Grosso, o que obrigaria o SBT a desfiliar 12 emissoras espalhadas pelo estado e que já operam com o SBT há muitos anos. O respeito que temos com nossos afiliados e também pelos nossos compromissos, nos fez concordar com a decisão tomada pela TV Cidade Verde. — Site do SBT

A mudança de bandeira causou muita repercussão pelo país, pois o SBT simplesmente saiu fora do ar, já que após o rompimento da TV Cidade Verde tornou-se a única capital brasileira sem nenhuma afiliada da rede, limitando-se apenas a TV por assinatura local e nacional SKY ou por antenas parabólicas.4 Afiliação com a Rede Bandeirantes

Na madrugada do dia 16 de maio, após o fim do filme na Tela de Sucessos, a emissora passou a exibir a programação da Band, enquanto a TV Brasil Oeste, antiga retransmissora da Band, afiliou-se à Rede 21.

Retransmissoras

Todas as retransmissoras que a Rede Cidade Verde detinha no interior do estado pertencem ao SBT, assim que houve a troca de afiliação a emissora passou a utilizar as retransmissoras da TV Brasil Oeste também pertence a família Baccari.

Assalto

No dia 28 de Janeiro de 2009, a emissora foi invadida por 456 criminosos que tentaram assaltar a sede da emissora, ao darem entrada da emissora, após assaltarem várias pessoas e trocarem tiros com a polícia. Os policiais também invadiram a emissora e houve nova troca de tiros e prenderam os criminosos. A ação foi flagrada pelo circuito interno da entrada e saída de veículos da emissora e foi exibida reportagem tanto pela emissora quanto pela Band.

Nenhum comentário:

Postar um comentário