Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de agosto de 2013

TV Iguaçu - Curitiba - PR

TV Iguaçu é uma emissora de televisão brasileira com sede em Curitiba, capital do estado do Paraná. Opera no canal 4 VHF e está em fase de implantação o seu sinal digital no canal 39 UHF, e é afiliada ao SBT.

A emissora pertence a Rede Massa, rede de televisão integrante do Grupo Massa de Comunicação, de propriedade do empresário e apresentador de TV Carlos Roberto Massa, o Ratinho.

Sede da TV Iguaçu.

A TV Iguaçu foi inaugurada em 27 de dezembro de 1967, pelo então governador do Estado do, Paulo Pimentel, fundador e ex-proprietário dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná. Na época, funcionavam, apenas, duas emissoras de televisão: a TV Paranaense (fundada por Nagib Chede) e a TV Paraná (atualmente CNT Curitiba), que na época era propriedade dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.

Do início de suas operações até 1972, a programação da TV Iguaçu consistia numa mescla de programas próprios, como o noticioso Show de Jornal (um marco na época), com as atrações da TV Record (que, na verdade, vinham de São Paulo em forma de videotapes, pois não existiam transmissões correntes em sistema de microondas).

Entre 1972 e 1976, a TV Iguaçu foi afiliada a Rede Globo.

Mas devido às pressões exercidas por autoridades ligadas ao governo militar do então presidente da República na época, general Ernesto Geisel (que eram contrários à ascensão política de Paulo Pimentel), foi exigida a rescisão do contrato entre a Rede Globo e a emissora do ex-governador.

Desde então, a TV Paranaense (que desde o início da década de 1970, era controlada por um grupo de empresários liderados por Francisco Cunha Pereira Filho, o qual foi acionista da emissora até seu falecimento), passava retransmitir o sinal da emissora carioca, e a TV Iguaçu se transformava em afiliada da Rede Tupi (que estava inserida em uma profunda crise financeira, culminando com sua falência em 1980).

Em 1981, a TV Iguaçu se transformava numa das primeiras afiliadas do Sistema Brasileiro de Televisão.

Até os dias atuais, ela continua retransmitindo o sinal da emissora do empresário e apresentador de TV, Silvio Santos, juntamente com a TV Cidade (Londrina), TV Tibagi (Apucarana) e TV Naipi (Foz do Iguaçu).

A rede de emissoras pertencente ao Grupo Paulo Pimentel quase foi vendida no final de abril de 2007 para a holding Monte Cristalina, pertencente à João Alves de Queiroz Filho, o Júnior da Assolan.

O negócio foi desfeito por causa da briga entre Paulo Cruz Pimentel e seu genro, Luiz Mussi.

No início de 2008 as quatro emissoras do grupo, foram vendidas para o apresentador Carlos Massa (Ratinho) que se tornaram Rede Massa.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário